A Swatch supera a crise e conduz à sobrevivência da indústria de relojoaria suíça.
Nome: Swatch
Fundadror: Nicolas G. Hayek
Sede: Biel-Bienne
Ano de fundaçao: 1983
História:
Swatch supera a crise e conduz à sobrevivência da indústria de relojoaria suíça.
Em meados dos anos setenta, a indústria de relojoaria suíça atravessava a sua pior crise de sempre. Em termos tecnológicos, a concorrência japonesa tinha sido suplantada em 1979 com o lançamento do “Delirium”, o relógio de pulso mais fino do mundo, com um número limitado de componentes. Contudo, o acontecimento que marcou a reviravolta na sorte da indústria foi a fundação de SMH, a Corporação Suíça para Indústrias de Micro Electrónica e Construção de Relógios. A sua resposta para a crise foi um relógio Swatch-a de plástico e muito fino com apenas 51 componentes (em vez das habituais 91 ou mais peças) que combinavam qualidade máxima com um preço muitíssimo acessível. Começou a vender-se em 1983 e desde então o seu sucesso foi aumentando até se tornar o relógio de pulso mais famoso de todos os tempos e The Swatch Group, a empresa-mãe, é a maior e a mais dinâmica empresa de relógios do mundo.
Situação economica:
O patrão do maior grupo relojoeiro suíço, Nicolas Ayek, revelou que o Grupo Swatch retirou boa parte dos depósitos em dinheiro que tinha nos dois maiores bancos suíços.
Ele dizia que por causa de banqueiros cretinos e desonestos, corriam o risco de perder bilhões. E que se o UBS e o Crédit Suisse falissem, perderiam vários bilhões de francos suíços, e que os depósitos em dinheiro foram repartidos entre vários bancos estaduais e os correios.
Nicolas G. Hayek disse ainda que ficou com medo da dimensão da crise.
Nome: Swatch
Fundadror: Nicolas G. Hayek
Sede: Biel-Bienne
Ano de fundaçao: 1983
História:
Swatch supera a crise e conduz à sobrevivência da indústria de relojoaria suíça.
Em meados dos anos setenta, a indústria de relojoaria suíça atravessava a sua pior crise de sempre. Em termos tecnológicos, a concorrência japonesa tinha sido suplantada em 1979 com o lançamento do “Delirium”, o relógio de pulso mais fino do mundo, com um número limitado de componentes. Contudo, o acontecimento que marcou a reviravolta na sorte da indústria foi a fundação de SMH, a Corporação Suíça para Indústrias de Micro Electrónica e Construção de Relógios. A sua resposta para a crise foi um relógio Swatch-a de plástico e muito fino com apenas 51 componentes (em vez das habituais 91 ou mais peças) que combinavam qualidade máxima com um preço muitíssimo acessível. Começou a vender-se em 1983 e desde então o seu sucesso foi aumentando até se tornar o relógio de pulso mais famoso de todos os tempos e The Swatch Group, a empresa-mãe, é a maior e a mais dinâmica empresa de relógios do mundo.
Situação economica:
O patrão do maior grupo relojoeiro suíço, Nicolas Ayek, revelou que o Grupo Swatch retirou boa parte dos depósitos em dinheiro que tinha nos dois maiores bancos suíços.
Ele dizia que por causa de banqueiros cretinos e desonestos, corriam o risco de perder bilhões. E que se o UBS e o Crédit Suisse falissem, perderiam vários bilhões de francos suíços, e que os depósitos em dinheiro foram repartidos entre vários bancos estaduais e os correios.
Nicolas G. Hayek disse ainda que ficou com medo da dimensão da crise.
Tiago Barros
nº23
Sem comentários:
Enviar um comentário