quarta-feira, 11 de março de 2009

Mc Donald's

Mc Donald's :D


McDonald's é a empresa responsável pela maior rede de restaurantes de comida rápida (conhecida como fast-food) do Mundo. Actualmente a empresa vende cerca de 190 hambúrguers por segundo no mundo, sendo que uma nova loja é inaugurada a cada dez horas.
A marca McDonald's existe em 119 países no mundo. 30.000 lojas servem quase 50 milhões de clientes todo o dia. Mais de 70% dos restaurantes McDonald's são propriedade de empresários locais e são operados pelos mesmos. Além disso a empresa opera outras marcas de restaurantes em todo o mundo como a Aroma Café, Boston Market, Chipotle Mexican Grill, e tem uma pequena parte na Pret a Manger. Até Dezembro de 2003 também era dona do Donatos Pizza. As vendas em 2004 foram de 19,1 mil milhões de dolares, com um lucro líquido de 2,75 mil milhões de dólares.
Em 2005, o Mc Donald's empregava cerca de 465.000 trabalhadores em todo o mundo.

Algumas criticas associadas ao Mc Donald's:
  • A produção dos seus produtos causa danos ecológicos: o excesso de embalagens descartáveis e as grandes áreas de pastagens podem incluir-se entre os fatores de dano ecológico.
  • A comida não é saudável, tendo elevado nível de gordura e açúcar.
  • Sendo um modelo de empresa do capitalismo, é duramente críticado pelos que defendem outro sistema.
  • É o maior representante de fast-food, hábito de consumo que está entre as causas do grave problema da obesidade, principalmente nos EUA.
Conclusão:
Sendo o Mc Donald's uma das empresas que mais lucra a nível mundial, esta empresa dá trabalho a muita gente, passando de jovens a adultos, e é solução para muitas pessoas. Para além das criticas e das desvantagens, eu devo dizer que vou continuar a comer no Mc Donald's pois acho a comida um louvor. :D

Aqui podem ver a opinião de uma pessoa a criticar esta empresa: http://cronicasabsurdo.wordpress.com/2008/10/28/mc-donalds/

Fernando Mendes nº 10, 10º D

Sem comentários: