Ramo de actividade: Venda e assistência técnica dos automóveis e caminhões importados.
Número de trabalhadores: Actualmente 223000
Inicio da Actividade: A marca italiana FIAT designa-se por Fabbrica Italiana Automobili Torino foi fundada em 1899 por o senhor Giovanni Agnelli e um grupo de investidores italianos.
No ano 1903 a marca FIAT produz o seu primeiro camião e em 1908 lança-se no mercado americano. Por esta altura a FIAT começa a ficar conhecida na Europa em grande parte, devido á utilização dos seus automóveis como táxis.
Em 1910 a FIAT passa a ser a maior marca automóvel da Itália, nunca mais perdendo esse estatuto até aos dias de hoje.
Com a chegada da Primeira Guerra Mundial em 1917, a FIAT, passa a produzir armazenamento e veículos de combate para os aliados.
Nos anos 20 a FIAT já controlava 80% do mercado italiano.
Com o inicio da Segunda Guerra Mundial a FIAT passou a produzir armazenamento para o exercito italiano e mais tarde para o exercito alemão. Nessa altura a FIAT produziu desde aviões a metralhadoras.
Empresas FIAT:
A empresa está presente em diversos países.
Foi uma das pioneiras na construção de fábricas no Leste Europeu, especialmente na antiga União Soviética, Brasil, Turquia, China, Polónia, Argentina, África do Sul e Índia, onde produz modelos adaptados aos mercados locais e às vezes inclinados à exportação, como a linha Palio.
No Brasil, segundo o site da montadora, a FIAT está instalada desde 1973 em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e hoje lidera a produção e as vendas no mercado do país, tornando-se a mais importante unidade produtora fora da Itália. Sua planta de Betim é a maior produtora de veículos do Grupo no mundo.
Nos Estados Unidos, porém, a marca FIAT teve pouco sucesso devido à fragilidade dos primeiros modelos.
Situação Económica da FIAT:
Contrariando a crise económica a que se assiste, a Fiat, empresa do sector automóvel, tem conseguido uma evolução suportada, no sentido inverso do mercado.A marca FIAT apresentou em 2008, uma acentuada subida de 43,4% das suas vendas face a 2007, afirmando-se como a marca do Top 10 nacional com maior crescimento em 2008. Este incremento de vendas deve-se essencialmente à recentemente executada reestruturação da Rede de Concessionários a nível nacional, às correctas estratégias desenvolvidas de Comunicação e ao facto de que, em termos de produto, a marca passou a estar presente com relevância em todos os segmentos do mercado.
Noticias:
Por Alberto Alerigi Jr.
27 de Outubro, 2008 @ 9:52
O presidente da Fiat na América Latina, Cledorvino Belini, minimizou nesta segunda-feira o impacto da crise financeira internacional no Brasil, afirmando que o mercado local continua forte.
Segundo o executivo, a montadora líder em vendas no Brasil manterá investimentos de 5 bilhões de reais previstos para ocorrente entre 2008 e 2010.
Evitando fazer projecções para 2009, Belini afirmou durante colectiva a jornalistas no Salão do Automóvel que os fundamentos da economia continuam fortes e citou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que indicaram manutenção do desemprego em 7,6 por cento e crescimento da massa salarial em 6,4 por cento.
Ao ser questionado se a Fiat manterá os investimentos no país apesar da crise financeira, o executivo afirmou que a previsão de desembolsos está mantida.
"Não vamos criar uma crise onde não existe. Existe um momento pontual de problema de crédito", afirmou.
Fontes:
http://www.tudosobrerodas.pt/i.aspx?imc=2489&ic=4940&o=19912&f=4940
http://pt.wikipedia.org/wiki/FIAT
http://images.google.pt/images?hl=pt-PT&um=1&q=FIAT&btnG=Procurar+imagens
Filipa Figueiras nº11 10ºD
Sem comentários:
Enviar um comentário