sexta-feira, 6 de março de 2009


Kodak em crise


Eastman Kodak Company é uma empresa multinacional dedicada ao design, produção e comercialização de equipamentos fotográficos profissionais, amadores e para as áreas de saúde. Foi fundada por George Eastman, o inventor do filme fotográfico, em 1888.
A Kodak existe desde 1900, e já fazia câmeras fotográficas modernas na época. A Kodak produziu sua primeira câmera digital na década de 1990. O software da Kodak chama-se EasyShare.

Aquela que já foi a maior empresa fotográfica do mundo continua com suas acções em baixa, e sua imagem já não é uma das melhores.

As acções da empresa caíram 14%, para U$ 19,20, depois que a Kodak anunciou queda em sua rentabilidade de US$ 282 milhões no segundo trimestre. Apesar de as acções mostrarem o contrário, o CEO da empresa, o espanhol David Perez, prevê que dias melhores virão para a marca, uma das mais conhecidas do mundo. Com o mercado das películas fotográficas caindo cada vez mais, a nova aposta seria o mercado digital. O director mantém a sua promessa de que o sector renderá por US$ 400 milhões de facturamento este ano. Se ele estiver certo, as acções da Kodak poderão voltar a subir. Caso contrário, a crise só se intensificará. A Kodak, há quase cem anos, popularizou a fotografia lançando câmaras fáceis de usar, portáteis e baratas. Foi líder do ramo até o aparecimento das câmaras digitais, tendo demorado para aderir à novidade.

A fabricante de equipamentos fotográficos Eastman Kodak revelou no dia 29 de Janeiro de 2009 que demitirá entre 3,5 mil e 4,5 mil funcionários dados os prejuízos recentes registados pela empresa em razão da crise econômica mundial.No último trimestre de 2008, a companhia teve prejuízo de 133 milhões de dólares dada a queda de 24% no faturamento, que atingiu 2,4 bilhões de dólares, consequência direta das vendas menores.A Kodak anunciou que, como desdobramento direto da queda na receita em 2008, eliminará "entre 3,5 mil e 4,5 mil posições durante 2009", algo que corresponde a até 18% de toda sua mão de obra.Dados preliminares indicam que a Kodak terá lucro de 54 milhões de dólares para o ano fiscal 2008, número considerado baixo a partir do crescimento de 10%, por exemplo, na divisão de online no primeiro semestre.As demissões deverão se concentrar no primeiro semestre deste ano e terão um impacto financeiro de até 275 milhões de dólares no balanço final da companhia relativo a 2008.

"Durante os últimos três meses, experenciamos quedas dramáticas em diversas áreas de nossos negócios em razão da diminuição tanto nos gastos dos consumidores como na reduzida demanda", explica o CEO da Kodak, Antonio Perez.
Trabalho realizado por:
Catarina Gomes 10 ºD

Sem comentários: