quarta-feira, 11 de março de 2009

Barclays




O banco Barclays é uma grande empresa que fornece serviços financeiros a um nível global que opera na Europa, América do Norte, América latina, Austrália, Ásia e África. É o 2º maior banco do Reino Unido, a 25ª maior empresa do Mundo de acordo com a Forbes Global 2000 e a 4ª maior empresa que fornece serviços financeiros a um nível global do mundo, de acordo com a Tier 1 capital ($32.5 biliões).

Tipo: Público

Fundado: 1690

Sede: Londres, Inglaterra, Reino Unido

Indústria: Bancária

Produtos: Investimento bancário, transacções bancárias comerciais e investimento directorial

Receita pública: 28,010 milhões de libras (2008) = 30 milhões, 253 mil euros

Lucros operacionais: 6,077 milhões de libras (2008) = 6 milhões, 566 mil euros

Lucros provenientes da Internet: 5,287 milhões de libras (2008) = 5 milhões, 712 mil euros

Número de Empregados: 147,000 (2008)

Site da empresa: www.barclays.com

Problemas financeiros do banco

O banco foi obrigado em 30 de Agosto de 2007 a pedir um empréstimo de 1,6 biliões de libras para tornar disponível um último recurso quando os bancos são incapazes de pagar as suas dívidas aos outros bancos no final da troca comercial.

No dia 9 de Novembro de 2007 as acções do banco desceram cerca de 9 % e chegaram a ser temporariamente suspensas por um curto período de tempo devido a rumores de uma divida de cerca de 5 biliões de libras. Uma divida que se veio a verificar mais grave do que os rumores tornaram publico (cerca de 1 bilião de libras)

Notícia relacionada com o banco:

Os despedimentos que o banco britânico Barclays anunciou não vão afectar as agências em Portugal, adiantou à TSF fonte próxima da administração do banco.

O Barclays, quarto maior banco britânico, vai suprimir 2100 empregos na banca de investimento, gestão de fundos e banca privada, uma medida que não terá repercussões em Portugal, segundo fonte ligada ao processo.
«Iniciamos um processo de redução de efectivos em certos sectores da banca de investimentos e de gestão de negócios para garantir, uma dimensão adequada às actuais condições do mercado», referiu um porta-voz do banco em Londres.
A medida não afectará Portugal, onde o Barclays emprega cerca de 1500 pessoas, assegurou esta quarta-feira uma fonte próxima do processo.
Cerca de 1300 empregos serão suprimidos no Barclays Capital, ou seja, seis por cento do total do pessoal da unidade de banco de investimento, enquanto 300 pessoas serão dispensadas no Barclays Global Investors, cerca de oito por cento desta divisão.
O restante será constituído por supressões de empregos no «private banking» do Barclays.
Estes cortes surgem depois da supressão de mais de 3000 empregos já efectuados o ano passado pelo banco britânico, após a aquisição dos negócios do Lehman Brothers, por 1,75 mil milhões de dólares. (1,32 mil milhões de euros).

Fontes:

http://en.wikipedia.org/wiki/Barclays

www.barclays.com

Fábio Miguel Santos da Silva nº 9 10ºD



Sem comentários: