quinta-feira, 5 de março de 2009


Fábrica das Agulhas

- O grupo alemão GROZ-BECKERT anunciou hoje (28 de Janeiro de 2009) o encerramento "definitivo" da fábrica de produção de agulhas EURONADEL, na Abóboda (concelho de Cascais), uma decisão que implica a dispensa dos 182 trabalhadores da unidade.

- Num comunicado enviado à Lusa, o grupo justifica o fecho com a "deterioração de diversos factores do mercado global, em particular da indústria têxtil" - da qual a fábrica depende totalmente - e com a consequente necessidade de reduzir a sua "sobrecapacidade produtiva".

- "A EURONADEL produz exclusivamente para o grupo GROZ-BECKERT, o qual deixou de colocar quaisquer encomendas a esta sua subsidiária, pela conjunção negativa de factores como uma vertiginosa quebra nas vendas e perda do valor do produto face à concorrência de empresas do continente asiático".

- A multinacional alemã garante ainda que é sua "intenção" atribuir indemnizações aos trabalhadores que vêem agora os seus contratos cessados, em valores "superiores ao exigido por lei".


- Na comunicação que dirigiu aos funcionários, o vice-presidente executivo do GROZ-BECKERT, Miroslav Svedja assegurou que a dissolução da empresa EURONADEL - Indústrias de Agulhas, Lda. é "irreversível", tendo em conta as "condições totalmente adversas" do mercado.


Ramo de Actividade: Produçao de Agullhas
Denominaçao Social: Limitada
Número de Trabalhadores: 182
Inicio da Acividade: 1968
Situação Económica: A fábrica de agulhas Euronadel, no concelho de Sintra, vai encerrar definitivamente. O sindicalista Francisco Alves afirmou que o fecho definitivo da fábrica apanhou todos de surpresa!


Trabalho elaborado por: Bárbara Ferreira nº:4 10 D

Sem comentários: