quinta-feira, 5 de março de 2009



Qimonda

A Qimonda é uma empresa que produz semicondutores, nomeadamente de memórias DRAM (Dynamic Random Random Access) é destinada a computadores, telemóveis, câmaras fotográficas digitais, consolas de jogos, entre outros.

Foi fundada em 1996 na Alemanha (Qimonda AG) e em 1998 em Portugal (Qimonda SA), na cidade de Vila do Conde.


É a única fábrica de semicondutores existente no país, é a maior da Europa e é responsável pela produção de 7% do volume mundial das memórias DRAM.


Em Portugal, a Qimonda vale sensivelmente 10% do total das exportações de empresas sediadas no Norte, sendo a maior exportadora do país, e emprega cerca de 1700 pessoas com altas habilitações.

Situação Económica:

Em 2008, os preços das memórias caíram mais de 61% nos mercados internacionais, situação que deixou a Qimonda fragilizada, e que levou a fabricante detida pela Infineon a avançar com um processo de falência no tribunal de Munique, na Alemanha.


A empresa espera receber uma injecção de 325 milhões de euros da CGD, do estado alemão da Saxónia e da Infineon. Em troca, a multinacional compromete-se a desenvolver unidades de investigação em Portugal e na Alemanha.


De forma relativamente inesperada, a Qimonda AG declara falência. A gigante alemã anuncia ainda que a injecção de capital não foi activada.


O governo tem feito os possíveis para ajudar a empresa e assegurar estes 1700 postos de trabalho, porque, caso esta empresa encerre, a região Norte poderia ficar com marcas irreversíveis, a nível do emprego altamente qualificado. Mas o caso continua em aberto.


Luiz Pinto nº17 10ºD

Sem comentários: