quinta-feira, 21 de maio de 2009

A diferença salarial entre o Homem e a Mulher


Segundo um relatório das Nações Unidas, Portugal é o sexto país do mundo com menor diferença salarial entre géneros.

As mulheres aumentaram sua participação no mercado de trabalho, acumularam mais anos de estudos e ainda assim recebem uma remuneração média cerca de 30% menor do que os homens.
Portugal é dos países da União Europeia com menor discrepância salarial entre homens e mulheres. A diferença está na qualidade do trabalho, que torna as mulheres mais expostas a perdas de emprego em época de crise.

Na Europa, actualmente, as mulheres recebem pelo seu trabalho menos 17,4% do que os homens. Em Portugal a diferença era, em 2007, de 8,3%. As estatísticas mostram que em alguns países esta distância está a aumentar.

A Comissão Europeia (CE) lança hoje uma campanha com o objectivo de diminuir o fosso entre os sexos no mercado laboral, com especial ênfase nos salários que são pagos pelo mesmo trabalho, a homens e mulheres. A discrepância salarial é a diferença que existe entre o valor médio pago por hora a um homem e a uma mulher.

Nos últimos anos, a taxa de emprego das mulheres cresceu a um ritmo superior à dos homens, mas "mais quantidade" de emprego não significou "mais qualidade". As mulheres predominam em funções e sectores pouco qualificados, trabalham mais a tempo parcial e ocupam menos posições de responsabilidade do que os homens.


Fontes:
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1158502
http://www.mundoportugues.org/content/1/3299/diferenca-salarial-entre-homem-mulher-ainda-persiste/
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u93713.shtml

1 comentário:

Anónimo disse...

dá sempre jeito para trabalhos!
então a mim deu um jeito!