quinta-feira, 21 de maio de 2009
Diferença Salarial entre mulheres e homens
Mulheres recebem menos 25% de salário do que os homens
Estudo do Eurofound conclui que Portugal é o país da Europa onde há maior diferença nos vencimentos. Campanha para acabar com discriminação das mulheres chega brevemente a Portugal.
As empresas portuguesas lucram mais de 6 milhões de euros pelo facto de pagarem um salário menor ao sexo feminino. Os dados constam de um estudo do Eurofound - que incidiu sobre 28 países -, que utilizou apenas dados oficiais dos quadros de pessoal das empresas divulgadas pelos próprios governos. No caso português, os dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social.
Salário inferior em 25,4%
Portugal é mesmo o país onde a discriminação de remunerações com base no género é maior. Em média, as mulheres recebem menos 25,4% do que os homens e estima-se que em 2008 a diferença entre o ganho médio dos homens e das mulheres seja de 249,65 euros/mês.
Para além da discriminação sexual, os elementos femininos - segundo o estudo - recebem menos quanto maior for a sua escolaridade e qualificação. A discriminação remuneratória das mulheres é também desigual no que diz respeito aos sectores de actividade.
A este nível, por exemplo, as diferenças são bem patentes na Indústria Transformadora e nas Actividades de Serviços Colectivos, Sociais e Pessoas. O ganho médio da mulher na Indústria Transformadora é inferior ao do homem em 32,6% e no sector de outras Actividades de Serviços Colectivos, Sociais e Pessoais, o ganho médio da mulher era inferior ao dos homens em 43,5%.
O economista Eugénio Rosa assegura que o Governo tem conhecimento da situação, mas acrescenta que «este nada faz para acabar imediatamente com essa discriminação flagrante, tal como exige a lei».
Dia da noticia 01 | 10 | 2008 09.52H
Fonte:
http://www.destak.pt/artigos.php?art=14607
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário