quinta-feira, 21 de maio de 2009

Desigualdades Salariais entre Homens e Mulheres


Homens ainda recebem salário maior do que as mulheres.
Segundo o levantamento feito em 2006, a remuneração média de um trabalhador do sexo feminino é mais baixa 16,8% do que a remuneração média de um trabalhador do sexo masculino.
Em todo o mundo se regista esta desigualdade de salários entre homens e mulheres, à excepção de Amapá e do Distrito Federal, onde as mulheres recebem salário médio um pouco maior do que os homens, entre 2,7% e 1,3%.

As mulheres aumentaram a sua participação no mercado de trabalho, acumularam mais anos de estudos e ainda assim recebem uma remuneração média cerca de 30% menor do que os homens.
As mulheres costumam concentrar a sua actuação no sector de serviços e em ocupações pouco qualificadas e de baixa remuneração, mas também não é por falta de estudo que as mulheres ainda ganham menos. Um estudo realizado em 2003 revela que as mulheres estudam em média 7 anos e os homens apenas estudam 6,8 anos.
Cerca de 55% das mulheres no mercado de trabalho apresentam pelo menos o ensino fundamental e entre os homens, o percentual é apenas de 45%. Contudo, mulheres com 11 anos ou mais de estudo ganham 58,6% do que homens com o mesmo nível de escolaridade recebem.

As mulheres são quem mais trabalha na União Europeia, mas nem assim, são devidamente “recompensadas” por tal trabalho, continuando, assim, a sua situação pior que a dos homens.
As mulheres apesar de terem mais qualificações, conseguem menos empregos.

Estudo do Eurofound conclui que Portugal é o país da Europa onde há maior diferença nos vencimentos entre homens e mulheres.
As empresas portuguesas lucram mais de 6 milhões de euros pelo simples facto de pagarem um salário menor ao sexo feminino.
Em Portugal verifica-se que, em média, as mulheres recebem menos 25,4% do que os homens. Em 2008 a diferença entre o ganho médio dos homens e das mulheres foi de 249,65 euros/mês.


Fontes: http://www.contee.org.br/noticias/msoc/nmsoc170.asp
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u93713.shtml
http://diario.iol.pt/noticias/mulheres--mulher-trabalho-ue-estudo-igualdade/907128-291.html





Trabalho realizado por: Cláudia Afonso nº6 110ºD

Sem comentários: