segunda-feira, 11 de maio de 2009

Porque é que os homens recebem mais que as mulheres?



Mulheres recebem menos 25% de salário do que os homens


Estudo do Eurofound conclui que Portugal é o país da Europa onde há maior diferença nos vencimentos. Campanha para acabar com discriminação das mulheres chega brevemente a Portugal.

As empresas portuguesas lucram mais de 6 milhões de euros pelo facto de pagarem um salário menor ao sexo feminino. Os dados constam de um estudo do Eurofound - que incidiu sobre 28 países -, que utilizou apenas dados oficiais dos quadros de pessoal das empresas divulgadas pelos próprios governos. No caso português, os dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social.


Salário inferior em 25,4%

Portugal é mesmo o país onde a discriminação de remunerações com base no género é maior. Em média, as mulheres recebem menos 25,4% do que os homens e estima-se que em 2008 a diferença entre o ganho médio dos homens e das mulheres seja de 249,65 euros/mês.
Para além da discriminação sexual, os elementos femininos - segundo o estudo - recebem menos quanto maior for a sua escolaridade e qualificação. A discriminação remuneratória das mulheres é também desigual no que diz respeito aos sectores de actividade.

A este nível, por exemplo, as diferenças são bem patentes na Indústria Transformadora e nas Actividades de Serviços Colectivos, Sociais e Pessoas. O ganho médio da mulher na Indústria Transformadora é inferior ao do homem em 32,6% e no sector de outras Actividades de Serviços Colectivos, Sociais e Pessoais, o ganho médio da mulher era inferior ao dos homens em 43,5%.

Fontes: http://2.bp.blogspot.com/_HVQU7-in0PY/SLGNwpREtrI/AAAAAAAADBI/MPBZ_jirr30/s400/portugal+%C3A9+o+segundo.jpg


Raquel Vitorino nº19 10ºD

Sem comentários: