quinta-feira, 20 de novembro de 2008
Produção do Vinho
A colheita
O vinho tem de ser colhido na altura certa porque a qualidade da uva influencia o sabor e a qualidade do vinho. Uma colheita antes do tempo resulta em um vinho aguado, com baixa concentração de açúcar e, consequentemente, de álcool. Se uma colheita for tardia, a uva produzirá um vinho rico em álcool, mas com pouca acidez. Os factores fundamentais que influenciam a colheita são:
• o clima - insolação, temperatura, humidade, etc.
• o solo - funciona como elemento regulador do clima
O esmagamento
Era feito com os pés, tradição mantida até hoje em algumas regiões. Hoje em dia o processo é mecanizado com pouco contacto humano. O esmagamento da uva produzirá uma mistura de suco, cascas e bagas que será chamado de mosto.
A Fermentação
É a parte mais complexa e importante do processo de fabricação do vinho. Nesta etapa é necessário um controle rígido da temperatura bem como a presença correcta de microrganismos responsáveis pela fermentação.
Existem várias etapas na fermentação:
-Fermentação tumultuosa
Ela dura poucos dias onde ocorre uma grande desprendimento do gás carbónico e o aumento da temperatura.
-Fermentação lenta
Com o passar dos dias, a fermentação começa a diminuir de intensidade devido à diminuição da presença do açúcar. Nesta etapa, o líquido se separa da parte sólida (bagaço, cascas, etc.) e são eliminados os últimos traços de glicose que se transformam em álcool. São poucos os açúcares que ainda restam e, neste momento, o mosto já é o vinho propriamente dito.
Filtragem
Nesta etapa ocorre a filtração do vinho. Ele é clarificado com a retirada dos produtos e sedimentos que deixam o vinho turvo.
Trabalho realizado por: Luiz Pinto nº17 10ºD
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário