segunda-feira, 17 de Novembro de 2008





Processo

de produção

da margarina

A margarina é feita de óleos 100% vegetais, após um rigoroso processo de qualidade


A fabricação do produto tem início na selecção de óleos vegetais líquidos e hidrogenados que podem ser de palma, soja, semente de algodão, amendoim , milho ou girassol. Os outros componentes são a água e o leite em pó desnatado, o sal refinado, emulsificante e corante.


  1. As etapas do processo de fabricação são as seguintes:
    1) A fase oleosa é a preparação dos óleos desde seu estado cru, onde a neutralização visa separar e retirar os ácidos graxoslivres. Logo após é realizada a filtragem e branqueamento, onde resíduos que permanecem na etapa anterior são retirados.

    *Depois de um controlo rigoroso de qualidade os óleos vegetais são libertos das impurezas (retira as impurezas, os pigmentos e a acidez livre dos óleos e elimina o gosto e odores naturais).


    2) A seguir, os óleos são submetidos à desodorização, retirando-se quaisquer resquícios de
    odor e sabor. Uma pequena parte dos óleos é hidrogenada (nota: nem todas as margarinas passam pelo processo de hidrogenação, portanto, nem todas as margarinas possuem gorduras trans, sendo estas mais saudáveis do que as margarinas hidrogenadas). Todas as etapas fazem parte do processo de refino dos óleos. Aqui são adicionados os ingredientes solúveis em óleo (corante, vitamina e emulsificante).

    3) Na fase aquosa são adicionados o leite desnatado pasteurizado, o sal e outros componentes solúveis em água.

    4) Com a conclusão destas duas fases é feita a mistura de ambas e, por meio do seu batimento e resfriamento, forma-se uma emulsão cremosa, que é adicionada nas embalagens plásticas de 250 g, 500g e 1 kg.

Raquel Vitorino10ºD nº19

Sem comentários: