Processo produtivo:
Passa pelas seguintes etapas:
- Compra da Matéria-Prima;
- Processamento do Produto;
- Atendimento ao Cliente.
O processamento:
Segue os seguintes passos:
- 1º. Ralar: O chocolate (barras) deve ser ralado;
- 2º. Derreter: Derreter o chocolate, parece muito simples, e é, mas seguindo as técnicas adequadas. Para que o chocolate fique com brilho, boa textura e quebra, a temperatura nunca pode ultrapassar 42º. Pode ser feito através dos seguintes processos:
* Derretedeira: É a melhor e mais adequada maneira para essa operação, existe um equipamento próprio e especial para garantir e facilitar esse trabalho.
* Microondas: o seu uso, para o derretimento, é perigoso pois por sua agilidade pode aquecer além do necessário alterando a estrutura do chocolate.
* Banho-Maria: Esse processo também pode ser utilizado, porém, deve-se tomar cuidado com o vapor, pois em contacto com o chocolate, pode altera-lo, danificando o produto.
- 3º. Temperatura: É a mais importante, depois de derretido e muito bem misturado, deve colocar-se o chocolate sobre uma pedra (mármore ou granito). Na falta dessa pedra, derramar o chocolate sobre um recipiente raso e largo, e iniciar movimentos com uma espátula. Testar a temperatura, 29º, encostando um pouco de chocolate logo abaixo dos lábios, a sensação deve ser fria. Para que o chocolate cristalize perfeitamente, essa operação deve ser efectuada à risca, o movimento é fundamental durante o resfriamento pois o chocolate não deve arrefecer parado.
O chocolate deverá passar sempre pela Temperatura antes de utilizado.
- 4º. Produtos:
Podem ser:
* Ovo de Páscoa: Aplicar 3 camadas de chocolate. A cada camada retirar o excesso cobrir com papel manteiga e levar ao frigorífico virado para baixo. Na última camada fazer as bordas.
* Ovo Recheado: Aplicar 2 camadas de chocolate, uma de recheio, e vedar com outra camada de chocolate. Fechar bem para não sair o recheio.
* Bombons. Para as casquinhas, 2 camadas de chocolate é o suficiente, aplicar o recheio e tapar com o chocolate. As camadas devem ser bastante finas.
- 5º. Embalagem e Armazenagem: Embalar com papel chumbo para vedar bem e conservar a qualidade até a hora do consumo, devem ser armazenados em latas bem fechadas ou caixas de papelão, longe da luz, calor e humidade.
terça-feira, 18 de novembro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário