quarta-feira, 19 de novembro de 2008

PRODUÇÃO DE AZEITE



O Azeite é produzido somente a partir de azeitonas.
É no Lagar que se dá a transformação da azeitona, transformação essa que inclui as seguintes operações:


Recepção da azeitona


Limpeza, lavagem e pesagem da azeitona:


Aqui começa, dentro do Lagar, a “desenhar-se” a qualidade do azeite. Após estas operações, a azeitona é separada consoante a proveniência (azeitona de árvore ou azeitona de chão), e uma primeira avaliação do mestre lagareiro. É recolhida uma amostra para o laboratório.

Moenda da azeitona:


Transformação da azeitona numa massa, em tempos através de mós ou galgas (moinhos de pedra), mais recentemente através de estruturas metálicas (moinhos de martelos mecânicos).

Batedura:


Nesta fase do processo de transformação a massa sofre um batimento lento e contínuo, com um suave aquecimento (baixas temperaturas – 25 a 30º), uniformizando-se e proporcionando a junção das pequenas gotículas de azeite.
Extracção do azeite:Esta pode ser conseguida através de prensagem ou por centrifugação (processo mais moderno) da massa. No processo de centrifugação, a massa é sujeita a um movimento, no interior de uma centrifugadora, de rotação em alta velocidade provocando a separação do azeite das águas e bagaço de azeitona.


Filtragem (processo facultativo):


Após a separação do azeite, este é filtrado para retirar as partículas que possam existir. Assim, o azeite pode ser filtrado uma vez, antes do embalamento, duas vezes, uma após a extracção e outra antes do embalamento, ou, como acontece em certos lagares, não ser filtrado.


E é devido a todo este trabalho, que podemos encontrar azeite nas nossas casas.

Catarina Gomes 10ºD


Sem comentários: