terça-feira, 9 de dezembro de 2008


Processamento do chá
Sabemos que existem quatro tipos principais de chá: o verde, o preto, o de oolong e o branco. Todos têm aparências e sabores diferentes, embora venham da mesma planta de chá. Essa planta é susceptível à sofrer oxidação, como tudo que possui um tecido vivo. Nesta secção, vamos descobrir o papel da oxidação observando as diversas etapas de processamento do chá.

É provável que você esteja mais familiarizado com o chá preto. É o tipo de chá mais popular do mundo e corresponde a 75% de toda a produção. Nomes como "Chá inglês da manhã" ou "Earl Grey" costumam ser encontrados nas prateleiras dos mercados. Sem leite ,a bebida tem uma coloração castanha avermelhada e um sabor particularmente ousado.
Existem duas maneiras de produzir o chá preto: por meio do método ortodoxo e do método CTC ("Cortar, Triturar, Concentrar"). Os dois possuem cinco etapas parecidas, a não ser pelo fato de que o método ortodoxo é na maioria das vezes feito à mão, ao passo que o CTC é feito por uma máquina. Depois que os trabalhadores acabarem de transportar as folhas de chá da plantação para a fábrica, as seguintes etapas serão realizadas:
1. Drenagem - as folhas de chá são espalhadas em grandes grupos e drenadas para liberar um pouco da unidade.
2. Rotação - no método ortodoxo, as folhas são giradas para que a unidade restante seja liberada, revestindo a superfície das folhas com esse líquido. Esse método é particularmente delicado, então as folhas de chá costumam ficar inteiras. O método CTC, no entanto, corta as folhas de chá em pedaços pequenos e o resultado é uma substância parecida com pó.
3. Oxidação - as folhas são separadas novamente, dessa vez em um ambiente frio e húmido, e o processo de oxidação continua. A coloração original da folha de chá é verde, mas à medida que o oxigénio reage com o tecido celular ela irá ficar com uma coloração cobre. É muito parecido com as folhas das árvores mudando da cor verde para a castanha no Outono.
4. Secagem - as folhas são secas com ar quente e as suas cores mudam de cobre para castanha ou preto.
5. Triagem - o processo final envolve a selecção das folhas de chá de acordo com o tamanho e a qualidade.
Trabalho relizado por :Alfredo Costa "o Zambrão" nº2 10D bj´s xD
Estilooooooo!!!!!!!!!!!

Sem comentários: