terça-feira, 16 de dezembro de 2008

O processo da produção do vidro divide-se em 7 estágios :






Estágio 1 : Forno de Fusão
A mistura de areia com os componentes do vidro que é dirigida até o forno de fusão através de correias transportadoras. Com temperatura de até 1.600ºC depois a composição é fundida, afinada e condidionada termicamente, transformando-se numa massa pronta para ser conformada numa folha contínua.

Estágio 2 : Banho Float
A massa é derramada em uma piscina de estanho líquido e num processo contínuo chamado Banho Float. Devido à diferenças de densidade entre os materiais o vidro flutua sobre o estanho, ocorrendo um paralelismo entre as duas superfícies.
Isso é fundamental para que a qualidade óptica superior do vidro float seja atingida. E a partir desse ponto é determinada a espessura do vidro, através da ação do top roller e da velocidade da linha. E quanto maior a velocidade da linha, menor a espessura resultante.

Estagio 3 : Galeria de Recozimento
A folha de vidro entra na galeria de recozimento, onde será resfriada controladamente até aproximadamente 120ºC e, então, preparada para o corte.

Estágio 4 : Inspecção automática
Mas antes de ser recortada, a folha de vidro é inspecionada por um equipamento chamado "scanner", que utiliza um feixe de raio laser para identificar eventuais falhas no produto. Caso haja algum defeito decorrente da produção do vidro, ele será automaticamente refugado e posteriormente reciclado.

Estagio 5, 6 e 7 : Recorte, Empilhamento e Armazenagem
O recorte é realizado em um processo automático e em dimensões pré-programadas.
As chapas de vidro são empilhadas automaticamente e pacotes prontos para serem expedidos e armazenados.

Tiago Barros, nº23

Sem comentários: