quinta-feira, 16 de abril de 2009

Salário Mínimo Nacional e Rendimento Social de Inserção

O que é o Salário Mínimo Nacional?
O Salário Mínimo Nacional é uma remuneração mínima estipulada por um governo para determinado número de horas de trabalho. O Salário Mínimo Nacional é diferente em cada país.

Quanto é o Salário Mínimo Nacional?
O Salário Mínimo Nacional está agora nos 450 euros, depois das contas que contemplam um aumento de 5,6%. Trata-se de uma subida que vai beneficiar cerca de 4,5% dos mais de cinco milhões de pessoas activas.
O Salário Mínimo Nacional estava em Dezembro de 2008 nos 426 euros, sofrendo agora uma evolução de 5,6%, mais um passo para chegar aos 500 euros em 2011 (promessa dita pelo Executivo Sócrates em Concertação Social). Dos mais de cinco milhões de portugueses activos, cerca de 4,5% dos trabalhadores têm como remuneração o Salário Mínimo Nacional.


O que é o Rendimento Social de Inserção?
O Rendimento Social de Inserção é uma prestação incluída no subsistema de solidariedade e num programa de inserção de modo a conferir às pessoas e aos seus agregados familiares apoios adequados à sua situação pessoal, que contribuam para a satisfação das suas necessidades essenciais e que favoreçam a progressiva inserção laboral, social e comunitária.

Quanto é o Rendimento Social de Inserção?
Segundo os dados do Instituto de Segurança Social, o valor da prestação para quadros de pobreza extrema é, em média, de 91,94 euros.
A candidatura ao Rendimento Social de Inserção é formalizada por apenas um dos membros do agregado familiar, registado como titular do subsídio. Mas o valor da prestação é dado a todos os elementos da família.



Trabalho realizado por:
- Jéssica Silva Nº24 10ºD

Sem comentários: