quarta-feira, 15 de abril de 2009

O que é o salário mínimo?

O salário mínimo é uma remuneração mínima estipulada por um governo para determinado número de horas trabalhadas. O salário mínimo é diferente em cada país.
Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Salário_mínimo

Quanto é o Salário Mínimo Nacional?

O Salário Mínimo Nacional está agora nos 450 euros.
Fonte: http://tv1.rtp.pt/noticias/?article=68385&visual=3&layout=10


O que é o microcrédito?

O microcrédito é considerado um meio poderoso no combate à pobreza e à desigualdade social, contribuindo de forma significativa para a paz social.
A comprová-lo encontra-se a atribuição em 2006 do Prémio Nobel da Paz a Muhammad Yunus, que decidiu na década de 70, emprestar 27 dólares a 42 pobres da aldeia de Jobra, para que pudessem desenvolver pequenos negócios.
Foi assim que nasceu o conceito de microcrédito, cuja definição consiste na “concessão de um crédito a pessoas que não reúnem condições para acesso ao crédito tradicional”. O montante é normalmente reduzido e destina-se a financiar o desenvolvimento de uma actividade económica, sem que seja exigida a apresentação de uma garantia real.
Desta forma, fomentando a criação do auto-emprego ou de um pequeno negócio, o microcrédito permite a cidadãos social e economicamente excluídos construir um projecto de vida que lhes devolve o estatuto de plena cidadania, recuperando a sua dignidade humana e profissional.
Para além da vertente social do microcrédito, existe ainda uma vertente empresarial ou de apoio ao empreendedorismo, frequentemente designada de microfinanciamento , que tem por objectivo apoiar indivíduos com vocação empresarial – jovens ou não – a lançar as bases de um projecto com condições de financiamento atractivas.
Fonte: http://www.cgd.pt/Empresas/Microcredito/Pages/Microcredito-Definicao.aspx


O que é o Rendimento Social de Inserção?

O Rendimento Social de Inserção consiste numa prestação incluída no Subsistema de Solidariedade no âmbito do Sistema de Protecção Social de Cidadania, e num Programa de Inserção, de modo a conferir às pessoas e aos seus agregados familiares apoios adaptados à sua situação pessoal, que contribuam para a satisfação das suas necessidades essenciais e favoreçam a progressiva inserção laboral, social e comunitária.

Quanto é o Rendimento Social de Inserção?

O Valor da Pensão Social é de € 187,18.
Fonte: http://www2.seg-social.pt/left.asp?03.06.06

Trabalho Realizado por:
Catarina Gomes 10ºD

Sem comentários: