sexta-feira, 17 de abril de 2009

O que é o salario minimo nacional?

O salário mínimo é uma remuneração mínima estipulada por um governo para determinado número de horas trabalhadas, o salário mínimo é diferente em cada país.

E quanto é?

O salário mínimo estava em Dezembro passado nos 426 euros, sofrendo agora uma evolução de 5,6 por cento, em mais um passo rumo à meta dos 500 euros em 2011 prometida pelo Executivo Sócrates em Concertação Social.

O que é o rendimento social de inserção ?

O Rendimento Social de Inserção consiste numa prestação incluída no Subsistema de Solidariedade no âmbito do Sistema de Protecção Social de Cidadania, e num Programa de Inserção, de modo a conferir às pessoas e aos seus agregados familiares apoios adaptados à sua situação pessoal, que contribuam para a satisfação das suas necessidades essenciais e favoreçam a progressiva inserção laboral, social e comunitária.

E quanto é ?

O rendimento social de inserção é de 187,18 euros.

O que é o microcrédito?

São muitas as formas de se definir o que é efectivamente o microcrédito. Muitas pessoas o vêem como um instrumento financeiro que se caracteriza por empréstimos de valores relativamente pequenos a empreendedores de baixa renda, que vivem, em geral, na economia informal.Entretanto, há que se considerar que o microcrédito, além disso, tem sido desenvolvido para atender as necessidades dos pequenos empreendimentos, portanto, leva em conta, além das suas condições económicas, as relações sociais do tomador.Dessa forma, podemos defini-lo como uma modalidade de financiamento que busca permitir o acesso dos pequenos empreendedores ao crédito. Utiliza-se de metodologia própria voltada ao perfil e às necessidades dos empreendedores, estimulando as actividades produtivas e as relações sociais das populações mais carentes, gerando, assim, ocupação, emprego e renda.

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sal%C3%A1rio_m%C3%ADnimo
http://www2.seg-social.pt/left.asp?03.06.06


Trabalho elaborado por: Bárbara Ferreira nº:4 10ºD

Sem comentários: